TRE/PE determina cassação de mandato de prefeito e vice-prefeito de MaraialDecisão acata parecer do



O prefeito de Maraial, município da Mata Sul do Estado, Sérgio da Farinha (AVANTE/PE), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE/PE), acusado de abuso de poder econômico nas últimas eleições para o cargo de chefe do Poder Executivo Municipal. A decisão foi divulgada na manhã desta sexta-feira (18).
 
A ordem de afastamento também atinge o vice-prefeito Ananias Júnior (AVANTE/PE). Por 5 votos a 2, os desembargadores deram provento ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que considerou que o grupo político do atual prefeito cometeu crime eleitoral ao construir uma ponte e distribuir água em caminhões-pipa durante o período de campanha.
 
A denúncia havia sido apresentada ao MPE pelo grupo opositor “Unidos por Maraial”, do candidato derrotado nas urnas Marlos Henrique (PSB/PE). Com a decisão, prefeito e vice-prefeito devem ser afastados do cargo, o que exige a posse interina do atual presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo do Queijo.
 
Ainda cabe recurso no Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Até lá, o prefeito interino deve convocar novas eleições municipais. Além do prefeito e do vice-prefeito afastados, o atual suplente de vereador Val do Gás deve ter seu nome retirado da lista de suplência, sob as mesmas alegações do MPE.
 

Postar um comentário

0 Comentários